Já começou a petição on-line que visa acabar com a construção do teleférico do Rabaçal.
O texto que compõe a mesma é o seguinte:
TELEFÉRICO do RABAÇAL
Exmos. Senhores
Venho por este meio alertar para as consequências inerentes à construção do Teleférico na zona do Rabaçal e manifestar a minha discordância em relação a essa obra, desde logo pela perda que significa do ponto de vista paisagístico.
A grande riqueza em biodiversidade existente concede à zona do Rabaçal reconhecimento internacional e diversos estatutos de protecção:- a destacar a inclusão no POTRAM com a classificação de “Zonas Naturais de Uso Interdito – Reserva Biogenética”, no PDM com a classificação de “Espaços Naturais de uso condicionado”, no Parque Natural da Madeira com a classificação de “Zona de Silêncio e Repouso e Reserva Natural Parcial” e a classificação europeia como Sitio Rede Natura 2000 (Sítio Laurissilva da Madeira e Sítio Maciço Central Montanhoso), Reserva Biogenética do Conselho da Europa e Património Mundial da UNESCO.
A mobilização de terras, o abate de árvores e a desmatação de alguns espaços irão provocar danos irreversíveis nos ecossistemas existentes na área e na paisagem.
A existência de um teleférico na zona do Rabaçal é incoerente com a manutenção da beleza paisagística e com os estatutos de conservação do local.
Quem visita a área do Rabaçal, turistas e residentes, fá-lo em busca de um contacto directo com a natureza, o que é possível através dos percursos a pé nas levadas. É todo o calcorrear pelas veredas e levadas e a observação dos vários elementos naturais que acompanham estes percursos que constituem os verdadeiros motivos de atractibilidade do local.
Com a construção deste projecto a paisagem ficará completamente descaracterizada. Os cabos, as cabines, as estações, as torres, enfim todos os elementos que constituem o próprio teleférico e os necessários para lhe dar apoio, constituirão um elemento estranho na paisagem e comprometem de forma definitiva a naturalidade que tanto caracteriza o local.
O desfrute da paisagem, quer para um simples olhar quer para tirar uma foto, ficará completamente comprometido e o valor turístico do local ficará diminuído.
A promoção da Madeira muitas vezes faz-se através das nossas LEVADAS e VEREDAS, daí que ao cortar com todo um percurso magnífico como os que se fazem na zona é uma extrema incoerência com a política que a Região promove em termos turísticos.
Salvar todo o ecossistema e paisagem do Rabaçal é um dever de todos, mas uma obrigação das entidades governamentais.
Vamos lá... assinem... não custa nada...
http://www.petitiononline.com/247132/petition-sign.html
Devemos tentar salvar uma das paisagens mais espectaculares da nossa ilha.
UMM Abraço e Beijokas
2 comentários:
Já lá passaram mais de 3600 pessoas, ainda bem!
É muito engraçado ler os comentários das assinaturas
http://www.madeirastop.com/petition-signatures-madeira.pdf
Ate se podia fazer um livro dos textos :)
Enviar um comentário