terça-feira, 15 de março de 2011

NEVE… NAS SERRAS DA MADEIRA…

Boas!
E tudo começou no domingo à noite com uma mensagem:

"Pede-se a todos a que tenham jeeps que venham ajudar a trazer pessoas do pico Arieiro para o posto da protecção civil na ribeira das cales"

Domingo às 21:26


E começou assim mais uma jornada de auxílio ao pessoal que consciente e inconscientemente se deslocaram às serras para ver o espectáculo da neve.

Segundo informações recebidas este pedido partiu directamente de um colega nosso praticamente de TT, que ao chegar ao Pico do Arieiro, e deparando-se com uma situação constrangedora (pessoas em pânico e vários carros entalados) decide fazer a convocatória.

Portanto o pedido partiu de uma pessoa anónima, que sem qualquer tipo de interesse pessoal, decide por conta própria agir e socorrer quem lá se encontrava.

Naturalmente e como sempre a malta aderiu em peso e foi lá cima ajudar.

Em virtude disto, confirmo finalmente que o pedido não partiu nem da protecção civil, nem dos bombeiros, nem da PSP e nem do tal “Clube todo terreno”, ao qual os diários regionais deram tanta ênfase.

Chegamos então aqui ao ponto mais absurdo desta questão…

No fatídico dia 20 de Fevereiro e dias posteriores, e apesar de todos os contratempos existentes, fomos convocados, para ajudar. Como sabem, foram muitos os veículos de 4x4, que trabalharam, na medida do possível, com as forças armadas, câmaras, juntas de freguesias, para ajudar, evacuar e realojar muitas das famílias que tudo perderam.

Também relembro, os incêndios que assolaram a nossa região a relativamente pouco tempo, e onde se constatou que não existem meios nem humanos nem mecânicos, para executar eficazmente tanto as limpezas das nossas serras como dos caminhos florestais existentes.

Portanto, chego a uma conclusão:

Temos uma Direcção Regional de Florestas, com um secretário intransigente, que só se lembra de nós quando anda à rasca.

Quem não se lembra do polémico Decreto Legislativo Regional nº 35/2008 que foi aprovado e que retirou as nossas viaturas 4x4 das serras… (tal e qual como gado).

Quem não se lembra do quanto ficamos a perder com a devastação que os últimos incêndios florestais provocaram nas nossas serras, pois muito do trabalho de limpeza de caminhos florestais era feito altruistamente por clubes, pessoas anónimas e vários grupos praticantes de TT.

Temos uma PSP, que ultimamente só anda à cata da multa em veículos 4x4, mesmo sabendo que os nossos veículos encontram-se inspeccionados e com equipamentos legais e homologados.

E finalmente:

Existe uma associação (sem membros), que esporadicamente se lembra de nós… ou bem… de alguns de nós...

Continuo a admirar os trabalhos que realizam, tais como as acções de formação, as reflorestações, etc.

Mas chego à conclusão que não servem os interesses dos amantes da modalidade.

Na minha opinião o futuro dos amantes do TT, só passa por criar ou uma nova associação, autónoma, que inscrita na FPTT se dedique de uma vez por todas a salvaguardar os direitos de todos aqueles que abraçam e amam um desporto de grande convívio e amizade.

Parece-me que só desta maneira, poderemos avançar com alguns dos projectos e ideias que muito temos discutido dentro de portas e que continuam entalados e metidos nas nossas gavetas a tempo demais.

Penso que por tudo o que tem acontecido nestes últimos anos já esta mais do que provado que individualmente nunca chegaremos a lado nenhum…


UMM Abraço


Greg Teixeira

Sem comentários: